Familia 32, Lage

Familia 32, Lage
Agrupamento nº 32, Lage, Lubango, região sul

Caçando nesta Cabana

quarta-feira, 2 de junho de 2010

As Bases do Escutismo

Para que a criança possa crescer e desenvolver-se neste mundo industrializado, é-lhe necessário apoiar-se em terreno sólido, com bases profundas. O Escutismo oferece-lhe algumas.

1 O Escutismo apoia-se no dinamismo alegre das crianças que têm a possibilidade de fazer aquilo que gostam. Pouco a pouco, o que as apaixona torna-se cada vez mais difícil, mas esta paixão faz com que elas desenvolvam progressivamente as suas capacidades para ultrapassar essas dificuldades. Tiram disso uma satisfação profunda que as estimula para o pleno desenvolvimento.


2 O Escutismo oferece aos jovens um espaço de liberdade, de criatividade. É por isso que a educação escutista dá preferência pelo ar livre, ao contacto com a natureza. O ar livre permite à criança redescobrir os ritmos naturais, jogar, correr, desenvolver o seu corpo, enfrentar os elementos, organizar o seu espaço de vida.


3 O Escutismo permite também à criança viver a experiência de uma pequena sociedade ao seu nível. Actualmente a rarefacção dos terrenos de jogo, a multiplicação das proibições nas cidades modernas fazem com que a vida social espontânea das crianças se torne cada vez mais pobre e estereotipada. O Escutismo, pelo jogo das equipas e dos conselhos, quer proporcionar uma aprendizagem das relações sociais.


4 O Escutismo desenvolve o desejo natural de ser útil a alguém ou a qualquer coisa. Isso permite ao jovem encontrar o seu lugar e perceber que pode mudar qualquer coisa no mundo.

Todavia, criatividade, ar livre, vida de equipa, espírito de serviço, não são fórmulas mágicas. Estes elementos, para atingirem o seu pleno valor pedagógico, necessitam de um ritmo, um doseamento, um desenvolvimento, que não podem ser acção da criança.
Não há educação possível sem uma certa relação com um adulto. O Escutismo propõe a homens e mulheres de serem esse adulto, que aceita ser plenamente ele próprio, mesmo vivendo em relação com as crianças e os adolescentes. No Escutismo, o adulto acompanha as crianças e os adolescentes. Caminha com eles, esforça-se por compreender e falar as suas próprias línguas, sabe escutar os seus sonhos, os seus projectos, as suas necessidades profundas. Enfim, tem dentro de si suficiente dinamismo para entrar no jogo das crianças, na aventura que elas querem viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário